"The timid always impress those who have the patience to know them better."

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Como sobreviver nas Filipinas


Para aqueles que querem arriscar suas vidas num lugar totalmente diferente, exótico, perigoso e apaixonante (com pouca grana), aqui vão algumas dicas:

A primeira e mais importante dica é saber o máximo de inglês(ouvir, ler, falar e escrever), um pouco de cada pelo menos porque quanto mais você souber, menos C vai sofrer. Livros do tipo Lonely Planet são ótimos. Só não confie muito nas dicas. Pra saber como é na realidade só estando lá pra saber. Já no check-in vc tem q responder um questionário oral. Foi um momento difícil pra mim, pois não fazia idéia do lugar em que ia me hospedar. Sir, i don't know! It's my first time here Oo. Ele não gostou da resposta, tive que dar o nome de um hotel qualquer.

A rua é a porta do inferno! Dezenas de meninos te abordam com atitudes fora do comportamento humano típico. Melhor é pegar um táxi pra qq lugar longe do aeroporto.
Ah, troque pouco dinheiro lá pq o dólar num vale nada pra venda. Troque a grana no mercado negro ehhehe.

Nunca tome água de torneiras. A opção mais segura a preço razoável é áqua fervida, que é vendida em garrafas parecidas com a de água mineral.

Saiba que o país é pobre, primitivo, sujo, sem leis, sem polícia, tem catástrofes naturais, guerra civil, tribos assassinas, malária, e todo tipo de vigaristas :p

Então por que alguém passaria férias num lugar desses?
Apesar de tudo que falei, se vc quer conhecer a realidade do povo, fora de Intramuros(bairro nobre isolado com tudo 5 estrelas), sem grana, vc vai encontrar pessoas que são verdadeiros diamantes nas periferias, lugares simples mas muito acolhedores. Gente que não tem o mínimo pra sobreviver, castigadas pelos problemas só que com um espírito fantástico.

Lá tive que por em prática todo meu conhecimento de sobrevivência, e tive que aprender na marra como dizem, a sobreviver num país conturbado, com um impeatchment prestes a acontecer. Aprendi a atirar com armas de fogo, encontrar bebida e comida, escapar dos assaltos, dormir por alguns minutos apenas.
Mas foi a melhor experiência que já tive. Lá eu me senti realmente vivo. Minha vida teve seu valor máximo naquele lugar, a 24000 quilômetros de onde estou agora.

Manila é o lugar onde vc encontrará um mundo que não imagina que existe. Cada segundo será repleto de emoções.


Se sobreviver, se lembrará pra sempre, e sentirá muitas saudades, e talvez fará como eu e sua mente terá tantas lebranças que viverá pelo passado. O presente e o futuro serão tão entediantes que seu passado será o seu mundo.

Um comentário: